top of page

Acessibilidade e Inclusão 

Nos dias que vivemos, falar sobre acessibilidade e inclusão, em minha concepção, tornou-se um certo tipo de “moda”, onde todos falam e tentam articular sobre o assunto.

            Precisamos ter em mente que além de “ser moda”, esse assunto é de suma importância para a sociedade, deve sim ser abordados por todos, mas além de falar sobre, acredito que devemos vivenciar e realmente aplicar a acessibilidade e a inclusão em todos os meios da sociedade.

            Em nosso Campus, estamos dando pequenos passos com a efetivação do NAPNE e também por conta da recepção de alunos surdos, sabemos que o fato de termos tradutores intérpretes não é a única solução para a recepção e acessibilidade desses alunos, mas é de uma importância impar para que eles se sintam parte de nossa Instituição. Sinto-me frustrada, quando por vezes esses alunos procuram outros setores ou mesmo a cantina e não conseguem uma comunicação mínima. Acredito que uma formação inicial (básica) para servidores em geral seja necessário.

            Temos a ciência de que existem vários tipos de questões ligadas a acesso e inclusão, mas o primordial seria pensar na adaptação de todos espaços para recepção digna. Adaptação espacial, sendo arquitetônica ou não.

            A garantia do Êxito no quesito acessibilidade e inclusão, a meu ver, não passa apenas em discutir o assunto, mas sim traçar estratégias que verdadeiramente incluam aqueles que tenham essa necessidade.

​

 

 

 

​

​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#pracegover : a foto acima é um conjunto de mãos que unidas e atreladas fazem um formato de um coração. A imagem transmite um misto de paz, amor e harmonia entre as pessoas.

bottom of page